Instituto Relacionamentos Psicologia Online

Instituto Relacionamentos Psicologia Online
Psicólogo Comportamental Virtual disponível Online pelo Whats App
Postado Por : Unknown sexta-feira, 4 de julho de 2014

Porque a seleção Brasileira quase perdeu para seleção do Chile na Copa e os Perigos da Seleção da Colômbia: O erro de focar no Resultado, e não no Processo

Escrito por Jorge Augusto Govoni de Lacerda, Psicólogo
CRP 08/16.801
Imagens de Albari Rosa, da Gazeta do Povo



Você está preso, incapaz de se mover para frente com algo que você diz que quer fazer? Como por exemplo a seleção Brasileira de futebol, que dá entrevistas dizendo que precisa jogar bem (e não joga).

Parece que a melhor maneira de chegar a um resultado desejado seria focar esse resultado, tentar de qualquer forma se mover em direção ao resultado, e julgar cada tentativa por quão perto você aproximou-se dele. Mas, na verdade, essa abordagem está longe de ser ideal. Os jogadores do Brasil experimentaram isso contra o Chile nas oitavas de final da copa do mundo.



Porque o Brasil quase perdeu o jogo para o Chile? Porque estavam MUITO preocupados com o resultado.
Se você concentrar sua atenção e esforço menos sobre os resultados que você está esperando, e mais sobre os processos e técnicas que você usa, você vai aprender mais rápido, terá mais sucesso e ficará mais feliz com o resultado.

Afinal, Michelangelo, o grande artista italiano, já disse há séculos que "Se as pessoas soubessem o quão duro eu trabalhei para ganhar o meu domínio, não pareceria tão maravilhoso."



Por padrão somos voltados para o futuro, treinados a perseguir metas e focados em resultados. Seja no jogo da sedução ou no jogo de futebol. Por quê? Porque os humanos são programados para estarem descontentes com o presente e lutando por um futuro melhor: assim, os resultados são mais fáceis de medir e avaliar do que os processos.

Porque sabemos que os outros nos julgam com base em resultados e nós tendemos a nos importar muito com o que os outros pensam sobre nos e o resultado do nosso desempenho. Por isso, os jogadores do Brasil estavam quase chorando em campo. A pressão que 200 milhões de Brasileiros também querendo o caneco exercem deve ser enorme.



Mas o foco no processo e não no resultado é a única saída. Sabe porque o colombiano James Rodrigues esta marcando golaços e porque Neymar e sua trupe ainda podem surpreender?

·      -   Foco no processo ajuda a eliminar o ruído de fatores externos. Sucesso pode ser sucedido de um esforço falho e o fracasso pode acabar em um esforço impecável. Nesses casos, a julgar pelo desempenho do resultado, poderá reforçar as técnicas erradas.  Você vai conseguir o domínio de uma nova habilidade mais rapidamente se você puder aprender a detectar estes casos e reforçar apenas os processos corretos ou eles não irão ajudar a fazer acontecerem os resultados desejados. Quase chorar em campo porque estão preocupados demais com a vitória é um processo errado.



·     -    Focar no processo trás incentivo a experimentação. Quando você está totalmente focado em um resultado desejado específico, você está menos disposto a tentar chutes de longa distância, menos inclinado a experimentar, menos aberto a improvisação, e menos propenso a tropeçar em um resultado ainda melhor do que o que você estava buscando. Por isso James Rodrigues matou uma bola no peito e encaixou na caixa e por isso aquela gatinha lhe acha ou achou máximo.Vale a pena ver o video abaixo com analise tática do lance (link)

http://globotv.globo.com/sportv/copa-2014/v/no-detalhe-gol-de-james-rodriguez-da-colombia/3461946/

·         -   Foco no processo permite a você apreciar o acontecimento muito mais. A vida é vivida no presente, não no futuro, e “felicidade é um caminho, não um destino a chegar”. Concentrando-se em processo permitirá que você se envolva mais profundamente com o presente e experimentá-lo mais plenamente (o que irá ajudá-lo a aprender mais rápido e ter experiências de vida mais completas). Talvez por isso o bordão do Galvão Bueno sobre o Bernard pegou tanto, diz que ele tem “alegria nas pernas” – acho que pra balancear esse time do Brasil, que é uma seleção chorona (no pior sentido).

·       -   Foco no processo te dá Força para manejar acontecimento – controle é ilusório. Você tem o controle parcial sobre se a possibilidade de atingir uma meta externa específica. Mas você tem controle total sobre o processo que você usa para atingir uma meta específica. Dar o seu melhor esforço é totalmente alcançável a cada qual. 

      Se não fosse o goleiro Júlio Cesar e sua frieza de resolver adiantar um passo (proibido no regulamento dos pênaltis), provavelmente não teria catado aqueles dois pênaltis e estaríamos eliminados da copa nas oitavas de final. Ele devia saber que o Juiz europeu tem costume de não mandar voltar cobranças quando o goleiro adianta. Salve Júlio Cesar, manejou o péssimo entrosamento Brasileiro explorando falhas da arbitragem.



Quando você focar apenas no resultado, você vai encontrar-se muito resistente a tentar coisas novas e fazendo brotar o seu melhor esforço. Quando você define o seu valor pelo seu desempenho, em vez de seu esforço, você já esta morto desde o ponto de partida. Por isso os jogadores da seleção Brasileira não marcava a saída de bola do Chile. Por isso Fred não marca gols, e disse terça em entrevista na Globo que o Felipão lhe pediu pra “desencanar de marcar gols, mas voltar pra marcar, ajudar na saída, passes, recuperar bolas e etc”.

Na verdade, as pessoas que se definem através de esforço, em vez de os resultados, não se preocupam muito com o resultado. Messi declarou que não importa se a Argentina jogou bem ou não, o que importa é que ganharam da Suiça. Já os jogadores Colombianos pareceam muito confortáveis, e falaram que jogam juntos há muito tempo e vão lá para fazer seu futebol. Perigoso. 

Os Colombianos têm objetivos, e eles certamente querem alcançar seus objetivos, mas não estão focados exclusivamente no futuro e sobre a meta (como a seleção Brasileira e a seleção Argentina parecem estar). Em vez disso, os jogadores da seleção Colombiana parecem que estão com sucesso conseguindo focar no momento presente, fazendo surgir esforço total em seu desejo de ser tudo o que pode ser.

Se o seu senso de valor está ligado ao esforço que você faz ao tentar fazer surgir o seu melhor, então o processo em si torna-se emocionante e gratificante, independentemente do resultado. Por isso essa virtude também pode ser chamada de Independência de Expectativas.

Se você encontrar-se preso ou bloqueado em sua vida, em qualquer área, olhar para dentro para ver se o seu foco é sobre o resultado e sobre o que as pessoas pensam de você, ou se você está focado no momento presente, totalmente engajado no processo. Não seja a seleção Brasileira, preocupada com ganhar apenas.



Observe se você está dizendo a si mesmo que o seu valor e inteligência estão ligados aos resultados e ao que as pessoas pensam de você, ou se você esta focado em expressar e manifestar totalmente seus dons e talentos. Um locus de controle interno leva a capacitação, maior auto-estima e sucesso, o que contribui significativamente para a satisfação da vida.

No longo prazo, as coisas raramente saem da maneira como esperamos que saiam. Se a sua felicidade é baseada em seu sucesso, e se o seu sucesso baseia-se em um resultado específico, você está se preparando para uma grande probabilidade de frustração e decepção. Se você deixar de se preocupar com necessidade de qualquer resultado em particular, você aumenta suas chances de sucesso e satisfação. Se as coisas não saírem bem, não se abale e tente tirar sua lição de como poderia obter o melhor.

Será que a seleção Brasileira aprendeu esta lição? Vamos ver sábado contra a seleção da Colombia.


Focar no processo ajuda a dar confiança. Não a confiança de que você vai ter sucesso na tentativa atual, mas a confiança de que você está no caminho certo para a maestria. Você vai se preocupar menos com o futuro, porque você sabe que você vai ser feliz, independentemente do resultado de qualquer situação ou evento. Você ficará mais livre para sair de sua zona de conforto, a ser espontâneo e assumir riscos. Claro que os jogadores Brasileiros já são consagrados em seus clubes por que sabem disso, mas a pressão por desempenho e por ganhar tira a espontaneidade do time.

E ser despreocupado com um resultado específico significa que você não vai ser carente, chorão ou ficar chateado quando as coisas não saem como você esperava. Quanto mais você se concentrar no processo ao longo do resultado, mais confiante você vai se tornar (e não há nada mais impressionante e efetivo do que a confiança).



Então, como você pode se concentrar no processo ao invés de se preocupar com o resultado? Como os jogadores da Seleção Brasileira podem resolver suas dificuldades em campo e jogar o bom futebol que exibiram na Copa das Confederações?

·        - Não persiga as recompensas diretamente, trabalhe e confie que elas virão. Concentre-se no processo com diligência, estude, se esforce: o resultado acontece por si mesmo.

·         - Pare de se preocupar com o que os outros vão pensar de seu desempenho.

·         - Ver cada tentativa como aprendizagem para melhorar para a próxima tentativa.

·       -  Escolha por si mesmo como avaliar o seu desempenho. Avalie-se com base no esforço, não no resultado. Não tente ganhar hoje, se esforce para se tornar um vencedor. Veja a floresta, não as arvores. Fique mais feliz quando perceber que os seus melhores resultados de esforço acabaram em derrota do que quando um fraco esforço resulta em vitória.

·        - Tenha conscientização do seu desempenho, durante ou imediatamente após a performance, então você pode aprender a identificar quando os maus resultados seguem bons processos, ou quando maus processos trazem bons resultados.

      E que venha a Colômbia!


Referências
Tom Murcko, Focus on process, not outcome. http://www.howtolive.com/focus-on-process-not-outcome/

Margareth Paul, Phd, Hot to focus on the Process instead of the outcome. http://www.huffingtonpost.com/margaret-paul-phd/fear-of-failure_b_969503.html

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Translate

Se quiser entrar em contato conosco:

Atendimento ao Publico - Telefone 41 99199-0110

Pesquisar este blog

Postagens Populares

Curso de Extensão Psicologia

Tecnologia do Blogger.

TERMOS DE USO e POLÍTICA DE PRIVACIDADE

1. Dos Conteúdos Administrados e Recebidos pelo Instituto Relacionamentos.
a. Por meio dessa Política de Privacidade se estabelecerá tanto os modos como serão administrados os conteúdos do Instituto Relacionamentos, como o conteúdo recebido por este;
b. Fica expressamente declarado nesse termo, que qualquer informação pessoal dos visitantes não será comercializada ou trocada com terceiros. Assim como, qualquer dado fornecido pelo usuário visitante quando em contato com qualquer Administrador do Blog, não será repassado a nenhum terceiro;
c. Fica expressamente declarado que qualquer dado de e-mail será unicamente utilizado para respostas de dúvidas, agradecimentos de visita, contato, ajuda, informação, solicitação, apenas uma única vez ou por newsletter padrão, sendo assim, expressamente proibida a distribuição de mensagens não solicitadas ou em massa (SPAM);
d. Caso seja de interesse do blog a divulgação/publicação de algum artigo/link enviado pelo visitante/parceiro, ou até mesmo nome, dados, necessariamente será realizado pedido de autorização do visitante/parceiro responsável, este que, para qualquer efeito legal, deverá autorizar expressamente a divulgação do conteúdo;
e. Somente os comentários sobre as publicações ficarão visíveis para o visitante do Instituto Relacionamentos, de modo que caso se constate qualquer ofensa aos direitos da personalidade, preconceito, insultos, conteúdos não permitidos ou que vá contra essa Política de Privacidade do Google, ou do Administrador, irá de imediato ser retirado o conteúdo tido como ilegal;

2. Política de Comentários no Instituto Relacionamentos
a. Fica expressamente declarado que os parceiros/referência que possuam banners/links são selecionados segundo a Política de Conteúdo desse Termo;
b. Os conteúdos fornecidos pelo parceiro/referência são inseridos no Instituto Relacionamentos mediante prévia autorização;
c. O Instituto Relacionamentos não se responsabiliza pelo conteúdo de nossos parceiros/referência, de modo que espera-se o respeito à lei, costumes, tradição do local onde fora criado o conteúdo do parceiro/referência;
d. O pedido para realização de parcerias/solicitações será realizado conforme outro Termo que irá declarar a parceria expressamente, de modo a ser disponibilizado pelos Administradores do Instituto Relacionamentos no blog;

3. Conteúdo de Terceiros contidos no Instituto Relacionamentos
a. Fica expressamente declarada a parceria do Instituto Relacionamentos com empresas de publicidade virtual – como o Google AdSense ou empresas que contratam espaços no blog Instituto Relacionamentos;
b. As empresas acima mencionadas se utilizam de publicidade contextual, mas podem utilizar outros recursos para determinar o tipo de publicidade a ser veiculada;
c. A fim de dar cumprimento à Política de Privacidade, ainda informa-se:
c.1 – Terceiros, incluindo o Google, usam cookies para veicular anúncios com base em visitas anteriores de usuários visitantes;
c.2 – Com o uso do cookie da DoubleClick, o Google e seus parceiros podem veicular anúncios para seus usuários com base nas visitas feitas no Instituto Relacionamentos e/ou a outros sites na internet;
c.3 – Os usuários podem desativar o uso do cookie da DoubleClick para publicidade com base em interesse acessando as Configurações de anúncios. Como opção, os usuários podem desativar o uso de cookies de terceiros para publicidade com base em interesses acessando aboutads.info.

Aceitando as condições dos Termos de Uso, tanto o visitante e o Administrador que abaixo se identifica, como parceiros/referência, passam a ter dever de manter suas condutas pautadas nos valores aqui impregnados.


JORGE AUGUSTO GOVONI DE LACERDA
PSICÓLOGO E COACH DE RELACIONAMENTOS
CRP 08/16.801

Total de visualizações

- Copyright © Instituto Relacionamentos -- Traduzido Por: Template Para Blogspot