Instituto Relacionamentos Psicologia Online

Instituto Relacionamentos Psicologia Online
Psicólogo Comportamental Virtual disponível Online pelo Whats App
Postado Por : Unknown terça-feira, 10 de junho de 2014

Existem diversos fenômenos psicológicos que são antecedentes e consequentes a mudanças e que podem exercer influência sob como uma pessoa lida com uma mudança - fenômenos que podem acabar facilitando ou complicando tais mudanças. 
Clique para conferir agora!




8)      CONVIVER OU SE ENVOLVER COM A PESSOA ERRADA:

Qualquer pessoa esta sujeita a conviver ou até se envolver com pessoas que são muito inconvenientes. E qualquer um esta sujeito a comportar-se de forma inconveniente.

Uma boa definição para as pessoas inconvenientes é o conceito de Vampiro Emocional. O que é um Vampiro Emocional? Vampiros Emocionais são pessoas que não sugam sangue, mas a atenção, o amor próprio e a energia dos outros.


  
Conhecimento e esclarecimento são essenciais para lidar com os inconvenientes, ditos Vampiros Emocionais, é indispensável.

Existem 6 tipos de Vampiros Emocionais. Cuidado, você pode estar se comportando como um exatamente agora:

8.1) Coitadinho
8.2) Desinteressado
8.3) Interrogador
8.4) Intimidador
8.5) Contador de Vantagens
8.6)Interesseiro

Em um post futuro do blog, falaremos mais detalhadamente sobre os Vampiros Emocionais, e o verdadeiro motivo que os leva a se comportarem de forma inconveniente: medo.



Se você se envolveu ou se você convive com um Vampiro Emocional, só tem duas opções: fugir para longe da pessoa ou traçar estratégias coerentes para resolução do problema (esta ultima opção é a única em caso de relações que não podem ser rompidas - filhos e pais, por exemplo).

Diálogo e misericórdia são fundamentais: a solução é buscar entender que o Vampiro Emocional na verdade tem medo. Deste modo é possível tentar descobrir seus medos e assim, entender porque esta sofrendo e sendo inconveniente.

Quem sabe o Vampiro Emocional não queira vencer seus demônios, nem conhecer ou esclarecer suas imperfeições. Porém, para não permitir que ele roube seu poder e sua vitalidade, você deve conhecer se convive ou se esta envolvido com algum dos tipos mencionados acima.

Se você acha que esta se comportando como um dos tipos de Vampiros Emocionais acima mencionados, faça questionamentos a si mesmo, se aprofunde na natureza de suas observações – a honestidade com que conseguir empreender tal tarefa, se traduzirá em quão profundamente você poderá se conhecer e se esclarecer.



É difícil ser honesto consigo mesmo de uma forma autocrítica. Mas avalie sem obscuridades suas próprias atitudes, converse sobre suas atitudes com os outros (você não precisa dizer que é você, diga que é um amigo seu – hehehe) – mas insista em tentar se conhecer, até que um olhar a si mesmo bastará.

Apenas cuidado ao ser como Alice no País das Maravilhas, citando o Gato de Botas: “Pra quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve...”. Ou seja, não fantasie muito nas suas autoavaliações antes de poder confirma-lás - elas podem estar erradas.



 9)      NÃO TER INSTRUMENTOS e ESTRATEGIAS DE ENFRENTAMENTO EFICIENTES PARA SUPERAR CRISES E MANEJAR CONFLITOS

Quando falamos de Mudanças e Crises, se deve ser estrategicamente cuidadoso. Como diz a máxima do método de autodefesa Krav Magá, “uma pessoa 100% atenta nunca é pega desprevenida”. Esqueça os ditados populares, conselhos sobre positividade e mensagens com afirmações positivas que sempre são lugares comuns para aqueles que estão lindando com reviravolta em suas vidas (ou que precisam dar uma reviravolta em suas vidas).



Seja quem quer mudar ou quem precisa mudar, ou quem esta passando por uma crise: ditados populares e conselhos sobre ser positivo não satisfazem, e às vezes acabam por apenas disfarçar as necessárias mudanças. Porém, não se deve também abandonar a positividade. Fique atento aos aspectos negativos e positivos de tudo.

É claro que em momentos de sofrimento, é difícil manter a cabeça erguida – diante as dificuldades, qualquer um está sujeito a focar nos aspectos negativos, se acovardar e querer desistir. Porém, a Coragem muitas vezes surge da fraqueza.

A Persistência é uma característica inata a qualquer organismo vivo que luta por sua sobrevivência – é nos momentos mais críticos que organismos são forçados a se adaptarem a condições novas, e em um salto, ocorre à evolução das espécies. Lutar ou fugir de adversidades é um desafio que somente mudará de cara.



Devo mencionar novamente a Resiliência: segundo o Wikipédia, é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Caracteriza pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse.

Outro ponto importante são os Valores Éticos e Valores Morais – não vou defender ou me posicionar contra nada, apenas dizer que se deve considerar que os Valores Éticos e Valores Morais são vitais para a adequação de uma pessoa aos Papeis do grupo ou  “tribo” – isso pode significar que:

1) Mudanças podem levar uma pessoa a rever seus Valores Éticos e Valores Morais;
2) Valores Éticos e Valores Morais podem conduzir uma pessoa num processo de mudança;



Ser ou tornar-se membro de um grupo social, seja de uma família, uma associação, uma escola, uma turma ou uma gangue implica ao membro ter uma conduta apropriada aos Valores Éticos e Valores Morais do grupo. Cada grupo tem “Políticas Mamíferas” próprias – quanto mais adequado às políticas do grupo, maior o valor do membro para este.

O membro de um grupo precisa assumir uma identidade que torne sua conduta adequada ao grupo. Assim, mudanças podem tanto conduzir uma pessoa a procurar um novo grupo social – pois o membro não mais se sente adequado as suas políticas - tanto quanto mudanças nas políticas de um grupo social podem levar um membro a rever seus Valores Éticos e Valores Morais.



Afinal de contas, “tudo o que alguém pode fazer, qualquer pessoa pode fazer” – esse é um dos mais importantes pressupostos da Programação Neurolinguistica, A PNL surgiu do estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas renomados e bem-sucedidos Dr. Milton Erickson (hipnoterapia), Fritz Perls (gestalt), Virginia Satir (terapia familiar sistêmica), Sigmund Freud (Psicanálise), Carl Rogers (Psicoterapia Breve) e Burrhus Skinner (Psicologia Comportamental).

O trabalho deste último, Skinner, se fundamentou na aprendizagem de comportamentos. Em suma, qualquer Habilidade ou Competência Humana faz parte de um Repertório de Habilidades: seja andar, falar, andar de bicicleta, manusear uma maquina ou praticar uma atividade física, todos os Repertórios de Habilidade contam com muitos comportamentos a sua disposição e que são aprendidos por tentativa/erro ou observação de um modelo.


  
Isto é importante porque desenvolver uma Habilidade pode trazer mudanças, e mudanças exigem que se desenvolvam novas habilidades.

Por exemplo, para o Repertório de Habilidade de Andar de Bicicleta, uma pessoa precisa:
·         Aprender a manter as mãos firmes no guidão
·         Aprender a sentar confortavelmente
·         Aprender a pedalar
·         Aprender a virar o guidão
·         Aprender a frear
·         Aprender a manter o equilíbrio
·         Aprender a fazer todas essas coisas juntas

Como se vê, a aprendizagem de um novo Repertório de Habilidades e Competências funciona por Aproximação Sucessiva – é impossível adquirir o Repertório de Habilidades “Andar de Bicicleta” de uma vez só. São muitos erros e quedas até que se possa adquirir proficiência na atividade em questão.
  


É importante falar também sobre os Níveis de Aprendizagem. Na Programação Neurolinguistica, consideram-se 4 níveis de aprendizagem:
·         Incompetência Inconsciente (Não sei que não sei)
·         Incompetência Consciente (Sei que não sei)
·         Competência Consciente (Sei que sei)
·         Competência Inconsciente (Não sei que sei)

Quando falamos de aprendizagem, falamos do descobrimento e desenvolvimento de si mesmo. Cada qual tem necessidades e paixões únicas, e deve investigar quais são. Não vou ser arrogante ao ponto de recomendar Repertórios de Habilidade a se desenvolverem, mas médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e outros muitos profissionais podem ajudar no desenvolvimento de novas habilidades ou mudanças necessárias e/ou desejadas de estilo de vida.



São consagrados como Competentes, Capazes ou Habilidosos em dada área aqueles indivíduos mais apaixonados e dedicados aos Repertórios de Habilidades envolvidos. Por exemplo, Anderson Silva, lutar de MMA Brasileiro, que sempre zombou, esquivou e nocauteou com maestria seus adversários (e tem como mestre o lutador de aikido e ator Steven Seagal). Ou o corredor Ayrton Senna, que voava baixo nas pistas de fórmula um, abrindo voltas em seus adversários.

A explicação pode ser dada através do conceito dos Masterminds, traduzindo Mentes Mestres, do Best seller “Pense e Enriqueça”, de Napoleon Hill: a riqueza se encontra nas pessoas, nos seus contatos, suas habilidades, suas particularidades. Empresas grandes sabem disso, e usam como estratégia denominando e tratando seus contratados como Colaboradores, não funcionários.

Quando se desenvolve tamanha Competência em uma área, é possível começar a agregar valor, tornar-se transcendente, Próspero e Abundante (a riqueza esta onde os olhos não podem ver). Pessoas consideradas exemplares chegaram a tal status –Jesus, Madre Tereza de Calcutá, Angelina Jolie e Ayrton Senna estão entre eles. Todos, depois de imensa projeção popular ou riqueza, começaram a exercer filantropia.



Parece que quando uma pessoa já não pode tornar-se melhor ou mais rica, se ela é realmente Prospera, tenderá a ajudar aos outros em suas jornadas – Bill Gates também seguiu a rota de Angelina Jolie e Ayrton Senna, todos de maneiras e por caminhos diferentes - todos são pessoas exemplares, publicamente reconhecidas e que voltaram suas conquistas em prol daqueles menos prósperos. 

Em minha humilde opinião, foi isso que realmente Jesus quis dizer com a frase “Crescei-vos e multiplicai-vos” – “Tornem-se competentes e propaguem o desenvolvimento”. A lição observada: Se você não esta passando por nenhuma mudança ou crise, ajudar alguém em crise ou em dificuldade com mudanças é altamente recompensador.

Grato pela atenção e até a próxima!

Jorge Augusto Govoni de Lacerda
Psicólogo e Coach Comportamental
CRP 08/16.801



Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Translate

Se quiser entrar em contato conosco:

Atendimento ao Publico - Telefone 41 99199-0110

Pesquisar este blog

Postagens Populares

Curso de Extensão Psicologia

Tecnologia do Blogger.

TERMOS DE USO e POLÍTICA DE PRIVACIDADE

1. Dos Conteúdos Administrados e Recebidos pelo Instituto Relacionamentos.
a. Por meio dessa Política de Privacidade se estabelecerá tanto os modos como serão administrados os conteúdos do Instituto Relacionamentos, como o conteúdo recebido por este;
b. Fica expressamente declarado nesse termo, que qualquer informação pessoal dos visitantes não será comercializada ou trocada com terceiros. Assim como, qualquer dado fornecido pelo usuário visitante quando em contato com qualquer Administrador do Blog, não será repassado a nenhum terceiro;
c. Fica expressamente declarado que qualquer dado de e-mail será unicamente utilizado para respostas de dúvidas, agradecimentos de visita, contato, ajuda, informação, solicitação, apenas uma única vez ou por newsletter padrão, sendo assim, expressamente proibida a distribuição de mensagens não solicitadas ou em massa (SPAM);
d. Caso seja de interesse do blog a divulgação/publicação de algum artigo/link enviado pelo visitante/parceiro, ou até mesmo nome, dados, necessariamente será realizado pedido de autorização do visitante/parceiro responsável, este que, para qualquer efeito legal, deverá autorizar expressamente a divulgação do conteúdo;
e. Somente os comentários sobre as publicações ficarão visíveis para o visitante do Instituto Relacionamentos, de modo que caso se constate qualquer ofensa aos direitos da personalidade, preconceito, insultos, conteúdos não permitidos ou que vá contra essa Política de Privacidade do Google, ou do Administrador, irá de imediato ser retirado o conteúdo tido como ilegal;

2. Política de Comentários no Instituto Relacionamentos
a. Fica expressamente declarado que os parceiros/referência que possuam banners/links são selecionados segundo a Política de Conteúdo desse Termo;
b. Os conteúdos fornecidos pelo parceiro/referência são inseridos no Instituto Relacionamentos mediante prévia autorização;
c. O Instituto Relacionamentos não se responsabiliza pelo conteúdo de nossos parceiros/referência, de modo que espera-se o respeito à lei, costumes, tradição do local onde fora criado o conteúdo do parceiro/referência;
d. O pedido para realização de parcerias/solicitações será realizado conforme outro Termo que irá declarar a parceria expressamente, de modo a ser disponibilizado pelos Administradores do Instituto Relacionamentos no blog;

3. Conteúdo de Terceiros contidos no Instituto Relacionamentos
a. Fica expressamente declarada a parceria do Instituto Relacionamentos com empresas de publicidade virtual – como o Google AdSense ou empresas que contratam espaços no blog Instituto Relacionamentos;
b. As empresas acima mencionadas se utilizam de publicidade contextual, mas podem utilizar outros recursos para determinar o tipo de publicidade a ser veiculada;
c. A fim de dar cumprimento à Política de Privacidade, ainda informa-se:
c.1 – Terceiros, incluindo o Google, usam cookies para veicular anúncios com base em visitas anteriores de usuários visitantes;
c.2 – Com o uso do cookie da DoubleClick, o Google e seus parceiros podem veicular anúncios para seus usuários com base nas visitas feitas no Instituto Relacionamentos e/ou a outros sites na internet;
c.3 – Os usuários podem desativar o uso do cookie da DoubleClick para publicidade com base em interesse acessando as Configurações de anúncios. Como opção, os usuários podem desativar o uso de cookies de terceiros para publicidade com base em interesses acessando aboutads.info.

Aceitando as condições dos Termos de Uso, tanto o visitante e o Administrador que abaixo se identifica, como parceiros/referência, passam a ter dever de manter suas condutas pautadas nos valores aqui impregnados.


JORGE AUGUSTO GOVONI DE LACERDA
PSICÓLOGO E COACH DE RELACIONAMENTOS
CRP 08/16.801

Total de visualizações

- Copyright © Instituto Relacionamentos -- Traduzido Por: Template Para Blogspot